"Porque as Bolsas de NY estão subindo apesar dos dados fracos da economia dos EUA: uma análise

广告位火热招租中
Os índices acionários de Nova York abriram em queda, mas logo se recuperaram e passaram a operar no azul nesta quarta-feira (07), após a divulgação do índice de gerentes de compras (PMIs) de março dos EUA, que mostraram uma desaceleração do crescimento da atividade econômica do setor de serviços. Às 11h30 (horário de Brasília), o Dow Jones subia 0,19%, a 39.248,44 pontos, o S&P 500 valorizava 0,35%, a 5.223 pontos, e o Nasdaq tinha uma alta de 0,44%, a 16.307,91 pontos. No entanto, o destaque negativo do dia é a Intel, com as ações da empresa caindo 6,85%, após relatar que seu braço de fabricação de chips, a Foundry, teve um prejuízo operacional de quase US$ 7 bilhões em 2023. Além disso, o presidente da distrital de Atlanta do Federal Reserve (Fed), Raphael Bostic, indicou que a inflação deve cair mais lentamente do que o esperado, o que deve levar o banco central americano a realizar apenas um corte nos juros este ano, no quarto trimestre. Ele também espera que a inflação alcance a meta de 2% apenas em 2026. Mas afinal, o que causou essa oscilação no mercado de ações? Quais fatores foram determinantes para essa recuperação mesmo após a abertura em queda? E quais são as perspectivas para o mercado de ações daqui para frente? Por que o mercado de ações abriu em queda? De acordo com a pesquisa da Automatic Data Processing (ADP) feita em conjunto com o Stanford Digital Economy Lab, o setor privado dos EUA abriu 184 mil postos de trabalho em março deste ano, um resultado acima das expectativas de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam 155 mil novos empregos. No entanto, o PMI do Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) caiu de 52,6 para 51,4, abaixo dos 52,7 pontos esperados. Essa desaceleração do PMI inicialmente deixou o mercado mais pessimista, mas foi logo revertida com a recuperação do mercado de ações. Além disso, o anúncio da Intel sobre o prejuízo de sua divisão de chips afetou negativamente o mercado e contribuiu para a queda inicial dos índices acionários. Por que o mercado de ações se recuperou? A divulgação do PMI de março dos EUA, que mostrou uma desaceleração do crescimento da atividade econômica do setor de serviços, foi o fator determinante para a recuperação do mercado de ações. Os dados dos PMIs conseguiram ofuscar a fala do presidente da distrital de Atlanta do Federal Reserve (Fed), Raphael Bostic, que foi mais conservador em seus comentários em relação à inflação. Quais são as perspectivas para o mercado de ações? As perspectivas para o mercado de ações ainda são incertas, pois há vários fatores que podem influenciar o desempenho dos índices acionários, como a evolução da pandemia, a vacinação em massa e a situação econômica global. Entretanto, com a queda das taxas de juros e o estímulo fiscal do governo, muitos investidores estão otimistas em relação ao mercado de ações. Imagem de Mercado de Ações

Qual a importância dos índices acionários no mercado financeiro?

Os índices acionários são importantes indicadores do estado geral da economia e do mercado financeiro. Eles representam uma cesta de ações e, portanto, servem como um termômetro para o desempenho das empresas daquele setor ou mercado em particular. Dessa forma, os investidores podem usar esses índices para ter uma ideia de como está o desempenho do mercado financeiro e para tomar decisões de investimento mais informadas.

Quais são as principais empresas presentes nos índices acionários de Nova York?

O Dow Jones, por exemplo, é composto por 30 empresas, incluindo nomes como Apple, Boeing, Coca-Cola, Disney, IBM e Microsoft. Já o S&P 500 é composto por 505 empresas, incluindo nomes como Alphabet (Google), Amazon, Facebook, Goldman Sachs, JPMorgan Chase e Visa. E o Nasdaq é composto por cerca de 3.300 empresas, incluindo nomes como Apple, Amazon, Facebook, Tesla e Zoom. Imagem de Bolsa de Valores em Nova York

Como o mercado de ações impacta a economia?

O mercado de ações tem um papel fundamental na economia, pois ajuda as empresas a levantar capital para expandir seus negócios. Além disso, o mercado de ações é um indicador importante da saúde da economia em geral. Quando o mercado de ações está em alta, significa que os investidores estão confiantes na economia e nas empresas que as ações representam. Isso, por sua vez, pode levar a um aumento na confiança do consumidor e a investimentos adicionais na economia. Por outro lado, quando o mercado de ações está em queda, pode indicar que os investidores estão preocupados com a economia e, por isso, estão vendendo suas ações. Isso pode levar a um declínio na confiança do consumidor e até mesmo a uma recessão econômica.

Em resumo, os índices acionários de Nova York tiveram uma abertura em queda, mas se recuperaram após a divulgação dos PMIs de março dos EUA. As perspectivas para o mercado de ações ainda são incertas, mas é uma ferramenta importante para acompanhar o desempenho financeiro das empresas e da economia em geral.

Siga as nossas atualizações diárias e deixe o seu comentário abaixo. Aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos e colegas.

Conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico

Imagens: Unsplash

Nós esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que tenha sido útil para você! Aproveite para deixar seu comentário abaixo, seguir nossas redes sociais, compartilhar com seus amigos e colegas e nos ajudar a espalhar mais informações relevantes como esta. Obrigado por nos acompanhar!


Por /Igor Sodré


广告位火热招租中